sexta-feira, 15 de outubro de 2010

Lead


O lead é, em jornalismo, a primeira parte de uma notícia que destaca todos os aspectos importantes da notícia posta um destaque relativo, fornecendo ao leitor a informação básica sobre o tema e pretende prender-lhe o interesse. É uma expressão inglesa que significa "guia" ou "o que vem à frente". Ele foi criado pelo escritor, jornalista e comentarista político estadunidense Walter Lippmann o da foto ao lado.

Na teoria do jornalismo, as seis perguntas básicas do lead devem ser respondidas na elaboração de uma matéria; São elas: "O quê?", "Quem?", "Quando?", "Onde?", "Como?", e "Por quê?". O lead, portanto, deve informar qual é o fato jornalístico noticiado e as principais circunstâncias em que ele ocorre. Segundo Adelmo Genro Filho, em "O Segredo da Pirâmide", o lead deve descrever a maior singularidade da notícia, ou seja o lead procura com que o texto seja suncito.

Já o lead do texto de reportagem, ou de revista, não tem a necessidade de responder imediatamente às seis perguntas. Sua principal função é oferecer uma prévia, como a descrição de uma imagem, do assunto a ser abordado. Essa ação se chama chamada ou topico frasal.
Exitem os mais variodos tipos de lead,mas o mais ultilizado é o modo classico ou integral que apresenta todos os elementos essenciais, mas sem preocupação com a hierarquização dos dados em si, de modo a envolver o leitor. Responde as seguintes perguntas:Quem, O quê, Como, Quando, Onde e Por quê?Há a preferência por começar pelo Quem ou O quê!não se começa pelo verbo, mas pelo sintagma nominal ou circunstancial. E assim se faz uma noticia, sobre os cuidados de esclarecer e involver a quem esteja lendo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário