sexta-feira, 15 de outubro de 2010

Fotojornalismo: realidade




A fotografia nos meios de comunicação é muito importante como uma fonte de informação. Atualmente, matérias jornalísticas ficam pobres sem a presença da fotografia.Pois a fotografia demonstra a situação relatada pelo jornalista e muitas vezes passa mais informação que o proprio texto escrito. Os daguerreótipos obtidos pelos irmãos Natterer em 1841, retratando a procissão de centésimo aniversário de Joseph II, em Viena, foram o primeiro registro fiel de um evento a ser divulgado. O curto tempo de exposição - apenas um segundo, o que levou as imagens a serem intituladas Sekundebilder - permitiu, pela primeira vez, o congelamento do movimento permitindo o registro da ação durante seu desenrolar, o que acabará por se tornar a característica definidora do fotojornalismo.
A fotografia em preto e branco publicada em jornais, existe há mais de cem anos e é uma das características do fotojornalismo. Embora, a fotografia colorida tenha ganhado espaço nessa categoria, no início dos anos 70 com as revistas semanais como Veja e Leia (revistas brasileiras).




Em fotojornalismo as fotos não devem ser pousadas, elas devem sair espontâneamente, devem mostrar aquilo o que os nossos olhos não vêem, mais aquilo que só as lentes de uma câmara podem captar.Na atualidade este recurso tem se tornado importante nas escolas de comunicação, pois o jornaista é antes de mais nada, aquele que escreve, edita as informações em diferentes meios, e com ajuda da fotografia a competência deste futuros profissionais será bem gratificante.

Nenhum comentário:

Postar um comentário